Seminários

Competition Policy & Innovation in Technology Industries

 

O professor Carlos Ragazzo participou, no último dia 12 de novembro, do evento “Competition Policy & Innovation in Technology Industries”, realizado pela Brazilian Studies Association da Harvard Law School e contou com a participação de alunos da graduação e pós-graduação da instituição.

A palestra tratou de concorrência em mercados de inovação e o impacto das novas tecnologias, como o Airbnb (hospedagens) e o Uber (transporte), em mercados usualmente regulados. Ragazzo explicou que esse tipo de tecnologia inova, basicamente, por trabalhar com a premissa de fornecer informações que tornam o compartilhamento de casas possível (no caso do Airbnb), já que o sistema de peer review e também a certificação via redes sociais permite ao locador e ao locatário ter informações que dão maior segurança à celebração do negócio. Além disso, permitem a utilização de diversos bens e serviços que estavam anteriormente ociosos, aumentando o valor social do bem.

O professor da FGV DIREITO RIO destacou ainda as posturas que vem sendo adotadas pelos órgãos reguladores a respeito desses novos serviços. Ragazzo explicou que elas variam desde uma tentativa de proibição até uma regulação sobre qualidade e informação que deve ser prestada ao consumidor. Ao término do evento, ele deixou uma pergunta para que os estudantes de Harvard reflitam sobre o atual modelo de regulação.

“Será que faz sentido regular essas novas tecnologias da mesma forma que serviços maduros, como táxi e hotéis foram regulados durante anos? Será que essas tecnologias em certa medida não derrubam grande parte das razões pelas quais esses setores eram regulados?”, questionou.

19 de Novembro de 2014, 00:00